Muito se fala em experiência do cliente, mas nem sempre falamos como o ambiente sonoro, o som mesmo, é um ingrediente fundamental disso. De início a maioria dos donos de restaurante imagina que a qualidade está muito atrelada ao sabor. Assim, comprando os melhores ingredientes, contratando os melhores chefes e criando menus incríveis. Mas nem tudo se resume a sabor.

E o som envolve não só a música ambiente, como a qualidade sonora, o nível de ruído e até mesmo 'pontos cegos' onde a música não chega. Afinal, a intenção é criar um ambiente envolvente em diversos aspectos. Mesclando o som, a comida, os móveis e tornando a experiência inesquecível.

Investir em caixas de som de qualidade é ter tamanho compacto, design inteligente e som premium. Modelos de caixas acústicas de marcas como a JBL tendem a ter um design refinado por padrão. Inclusive a JBL possui modelos famosos por sua versatilidade, seja para colocar em paredes ou até mesmo em curvas nas paredes.

Começando a melhorar o som do meu restaurante

Se você chegou atém aqui é por que procura melhorar a experiência do seu restaurante ou comércio. Primeiramente pesquise com cuidado quem é o seu cliente final, e como agradá-lo. Só então, com esses dados em mãos, procure uma empresa capacitada para te ajudar a sonorizar seu ambiente. Tudo conforme a sua necessidade e o desejo do sue cliente. Sempre levando a melhor experiência em consideração.

 

Distorção de som

Quando falamos de distorção sonora, nem todos entendem como ela pode afetar um restaurante, mas até grandes empresas como a Hard Rock Café enfrentaram algo assim. Esse tipo de situação é muito comum quando usamos caixas de baixa qualidade. Inclusive, se você ouve dos seus clientes reclamações constantes de ruídos e cansaço, pode ser um sinal vermelho.

O som que chega ao ouvido do cliente deve ser claro, com o mínimo de ruído possível. Mas, se ao invés de clareza, seu som parecer rasgado nas vozes ou zumbindo nos graves é um mau sinal. Isso significa que o som pode estar mal configurado ou ser de baixa qualidade, e atrapalhar a experiência do cliente. E um dos maiores motivos de 'não retorno' entre clientes são os ruídos.

Esses problemas podem ser solucionados facilmente caso o restaurante invista em caixas de som de qualidade. É importante lembrar que as caixas de som precisam de uma boa amplificação para entregarem seu melhor resultado. E os drivers devem ser bem configurados para garantir essa entrega.

Cobertura e zonas mortas

Uma experiência que um restaurante Michelin jamais entregaria seriam zonas sem som nenhum ou som muito baixo. As famosas Zonas Mortas são um grande sinal de amadorismo que muitos restaurantes podem entregar sem querer. Toda caixa de som tem um raio de influência e dispersão que precisam ser respeitados. Quando esses dados são desprezados, temos ou um excesso de som em algumas regiões, ou zonas mortas em outras.

É importante seguir o exemplo de grandes restaurantes Michelin e criar Zonas independentes de áudio. Assim sendo possível administrar desde os volumes até os graves que cada região recebe. Afinal, quem está no restaurante vai preferir curtir a música mais baixa do que quem veio pelo cover artístico.

Ruído de fundo e Competição sonora

O termo 'estresse acústico' não surgiu por acaso: ele mostra como o excesso de barulho deixa as pessoas desconfortáveis. Quantas vezes um restaurante já não teve que aumentar o som por que suas caixas não produziam bem médios e graves? E o som residual, que já está no ambiente, o que acontece com ele? São muitas perguntas e a resposta é simples: caos sonoro.

Talheres sendo movimentados nos pratos, pessoas tentando fazer pedidos e até um singelo arrastão de cadeiras. Isso tudo em conjunto com a música alta pode causar uma percepção ruim para o cliente final. E isso vai muito além das caixas de som. Isso também envolve isolamento acústico. Tanto para evitar sons que vem de fora quanto para deixar os sons de dentro melhores.

Em restaurantes que possuem mais de um ambiente o uso de isolamento acústico é bastante necessário. Afinal, o isolamento mantém áreas distintas separadas, como o bar e a área de jantar. Claro que isso também inclui os sons que podem vir da rua ou de lugares como a cozinha.

Design, além do som

 

Investir em caixas de som de qualidade é ter tamanho compacto, design inteligente e som premium. Modelos de caixas acústicas de marcas como a JBL tendem a ter um design refinado por padrão. Inclusive a JBL possui modelos famosos por sua versatilidade, seja para colocar em paredes ou até mesmo em curvas nas paredes.

Começando a melhorar o som do meu restaurante

Se você chegou atém aqui é por que procura melhorar a experiência do seu restaurante ou comércio. Primeiramente pesquise com cuidado quem é o seu cliente final, e como agradá-lo. Só então, com esses dados em mãos, procure uma empresa capacitada para te ajudar a sonorizar seu ambiente. Tudo conforme a sua necessidade e o desejo do sue cliente. Sempre levando a melhor experiência em consideração.